Será que é possível resgatar tudo da Previdência Privada Fechada? Inclusive as contribuições da parte empregadora?
Previdência Privada Fechada, também conhecida como fundo de pensão, significa que somente um grupo restrito de pessoas podem aderir a ela, ou seja, não é qualquer pessoa que pode ter uma previdência privada fechada.
As pessoas contempladas são os trabalhadores de algumas empresas e os servidores públicos de alguns órgãos públicos.
Aqueles que voluntariamente aderirem às respectivas previdências privadas fechadas são chamados de participantes.
Uma das principais características e vantagens da previdência privada fechada é que a empresa e o órgão público atuam como patrocinadores do plano.
Isto é, a cada contribuição do participante o patrocinador contribui com um percentual dessa contribuição na conta do próprio participante fazendo o saldo acumulado crescer bem rápido.
Agora, diferentemente dos planos de previdência privada aberta (VGBL e PGBL) que possuem grandes facilidades de resgate, os planos de previdência privada fechada possuem regras bem rígidas de resgate.
Na previdência privada fechada o resgate só é permitido após romper o vínculo empregatício entre o participante e o empregador, ou seja, somente nos casos de pedir demissão ou de ser demitido.
As demais regras específicas do resgate devem ser consultadas no regulamento do próprio plano de previdência.
Via de regra, os planos aplicam penalidades bem duras no caso de resgate, veja duas regras muito comuns entre os planos:
Observe que o grande problema do resgate é a perda de uma parte ou do total das contribuições do empregador, dependendo do caso específico pode representar uma perda de centenas de milhares de reais.
Então a sua pergunta é:
Se eu solicitar o resgate da minha Previdência Fechada (fundo de pensão) perderei muito dinheiro?
Não necessariamente!
Vou te dizer as duas únicas formas para você não perder dinheiro:
Essa grande novidade só é possível graças a nova regulamentação do setor e de novas possibilidades práticas que surgiram recentemente.
Para ser mais exato, já tínhamos a legislação que possibilitava o resgate total há alguns anos, mas na prática beneficiava apenas um grupo muito pequeno de pessoas.
Felizmente, agora qualquer pessoa pode implementar na prática o resgate de até 100% do total das contribuições!
Isso mesmo, agora é possível resgatar tanto as contribuições do trabalhador quanto as do empregador, mesmo que nas regras da previdência fechada diga que terá perdas.
E o melhor de tudo, não há necessidade de ação judicial, basta utilizar uma estratégia pouco conhecida.
Se você tiver interesse em aprender o passo a passo do resgate total, <Clique Aqui> para que possamos te dar um atendimento individualizado.
E mais, por essa estratégia, dependendo do seu caso, talvez ainda seja possível utilizar outra técnica para economizar muito dinheiro com imposto de renda.
Mas frisando, esse bom ganho com a economia do imposto de renda vai depender caso a caso, então <Clique Aqui> para que agendar uma consultoria.
Forte abraço.
?????????????